25 de mai de 2022

A alergia ao ovo e a vacina da gripe

Você sabia que existe relação entre a vacina da gripe e a alergia ao ovo? Nesta matéria você entenderá mais sobre este assunto.

De onde vem a relação?

A maioria das vacinas contra a gripe são cultivadas em fluidos de embriões de frango. Por causa disso elas contêm uma pequena quantidade da proteína do ovo.

As pessoas que têm intolerância a essa proteína, ficam na dúvida se, ao serem imunizadas, não correrão o risco de terem uma reação alérgica.

A resposta é: pode se vacinar tranquilamente. A quantidade dessa proteína do ovo presente no imunizante é tão pequena que o nosso sistema imunológico não a detecta.

E em casos de pacientes com alergia severa, é recomendável que a vacinação aconteça em um ambiente mais seguro, como um hospital, por exemplo, para que haja supervisão médica.

O ovo

Poucas pessoas sabem, mas o ovo de galinha tem um papel fundamental na fabricação de vacinas.

No caso da gripe, acontece assim: o vírus influenza, ao ser injetado dentro do ovo, infecta o embrião que ali está e vai se multiplicando. Depois de um tempo de incubação, o líquido que reveste aquele embrião servirá como matéria-prima para a vacina.

E não pense que isso é uma exclusividade da gripe. Os imunizantes contra a febre amarela, o sarampo, a caxumba, a rubéola e a varicela também utilizam o ovo em seus processos de produção.