7 de abr de 2022

Alopecia

A alopecia ganhou notoriedade, recentemente, por causa do incidente envolvendo os atores Will Smith, Jada Smith e Chris Rock na cerimônia de entrega do Oscar. Mas você já tinha ouvido falar na doença? Entenda mais agora.

O que é?

A alopecia é caracterizada pela perda de pelos e cabelos, tanto em homens quanto em mulheres, independentemente da parte do corpo. Trata-se de uma condição que pode ser causada por influências genéticas, processos inflamatórios locais ou doenças sistêmicas.

Essa enfermidade também faz parte da vasta lista de doenças autoimunes, que ocorrem quando o sistema imunológico entra em conflito e ataca as células saudáveis do próprio corpo. No caso da alopecia, é um distúrbio que pode ser transitório ou definitivo; e o médico mais indicado para avaliar o quadro é um dermatologista.

Causas da alopecia

Os fatores que levam ao aparecimento desse quadro são vários, mas sabe-se que algumas situações e condições levam à tal perda de cabelos e pelos.

A hereditariedade, o estresse, a falta de vitaminas, a oleosidade, problemas de tireoide, traumas locais e infecções são algumas das causas mais apontadas.

Há vários tipos da doença: areata, androgenética, por tração, telógeno, cicatricial e fibrosante. Descobrir qual delas afetou o paciente é fundamental para conduzir a um tratamento acertado.