top of page

Como agir em casos de queimaduras?

Você sabe como agir em casos de queimaduras? No post de hoje abordaremos esse tema. Leia com atenção.



Queimaduras


Em caso de queimaduras, é importante agir rapidamente e de maneira correta para minimizar os danos à pele e prevenir complicações. As queimaduras podem ser classificadas em três graus, com base na gravidade: queimaduras de primeiro grau afetam apenas a camada externa da pele, as de segundo grau atingem camadas mais profundas e as de terceiro grau penetram todas as camadas da pele e podem afetar tecidos mais internos. A seguir, algumas orientações gerais sobre como proceder em caso de queimaduras.


Como avaliar a gravidade da queimadura


Queimaduras leves (primeiro grau): apresentam vermelhidão, inchaço e dor na área que foi afetada.


Queimaduras moderadas a graves (segundo e terceiro graus): apresentam bolhas, pele branca ou carbonizada, dor intensa ou ausência de dor devido a danos nos nervos.


Ações imediatas


Para todas as queimaduras: interrompa o contato com a fonte de calor imediatamente para evitar danos maiores.


Resfrie a queimadura: aplique água corrente fria (não gelada) na área queimada por cerca de 10 a 15 minutos. Não use gelo diretamente na queimadura, pois pode causar mais danos à pele.


Cubra a queimadura: use um pano limpo e seco ou uma gaze estéril para proteger a área queimada. Evite usar algodão diretamente sobre as queimaduras, pois as fibras podem aderir à pele.


Tratamento Específico


Para queimaduras de primeiro grau: após o resfriamento, loções hidratantes ou aloe vera podem ajudar a aliviar a dor e a hidratar a pele.


Para queimaduras de segundo e terceiro grau: não tente tratar queimaduras graves em casa. Não aplique pomadas ou cremes sem orientação médica, não fure bolhas e procure atendimento médico imediatamente.


Ajuda médica


É preciso procurar ajuda médica se a queimadura for profunda, cobrir uma área grande (maior do que a palma da mão da pessoa afetada) ou se localizar em áreas sensíveis, como rosto, mãos, pés, genitais ou sobre grandes articulações.


Se a queimadura foi causada por fogo, produtos químicos, explosão ou eletricidade ou se a vítima for uma criança ou idoso, ou se houver sinais de infecção, como aumento da dor, vermelhidão, febre, inchaço ou secreção, a ajuda médica também se faz necessária.


Prevenção


Mantenha fontes de calor e produtos químicos fora do alcance de crianças.

Use proteção adequada ao manusear itens quentes ou substâncias químicas.

Tenha um detector de fumaça funcional em casa e pratique um plano de evacuação.

Use protetor solar e evite se expor ao sol entre 10h e 16h.



bottom of page