A varíola dos macacos causa lesões na pele, assim como acnes e herpes. Aprenda como diferenciar uma situação da outra.
Varíola dos macacos
Os casos da doença têm aumentado de maneira exponencial no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde já são mais de 3 mil registros.
Um dos sintomas clássicos dessa enfermidade é a lesão na pele. E isso tem sido motivo de apreensão entre os profissionais da saúde, porque pode se assemelhar a outras questões, como acnes, sífilis e herpes. Isso pode confundir e dificultar o diagnóstico.
Diante disso, as conclusões sobre diagnósticos só podem ser obtidas, definitivamente, após exames laboratoriais, que são incômodos, já que é preciso coletar material diretamente nas feridas.
Processo de diferenciação das lesões
É importante ressaltar que só um médico pode realizar o diagnóstico e que as diferenciações entre as lesões da varíola e de outros problemas é só uma orientação.
Na varíola dos macacos é comum que a região fique avermelhada e que haja líquidos dentro do machucado, com uma bolha de pus amarelado. Há um furo no meio, que evolui para uma crosta e depois cai, ficando uma cicatriz.
As lesões variam muito de um paciente para outro, sendo que uma pessoa saudável pode ter entre 5 e 10 erupções. E um paciente imunossuprimido pode desenvolver mais de 200 lesões.
Outra característica que vem se observando na varíola dos macacos é que as feridas têm aparecido com maior frequência nas regiões genitais, como pênis, escroto, vulva, ânus e perianal, além da mucosa da boca.
Comentarios