Dia da saúde

7 de abril foi escolhida como a data para se falar sobre a saúde. Em todo o mundo, a data é celebrada e busca conscientizar as pessoas sobre a prevenção, na busca de uma qualidade de vida melhor.


Por que essa data?


O dia foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, devido à preocupação em manter o bom estado de saúde das pessoas no planeta; e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.


Já que citamos a OMS, lembramos o conceito definido por eles sobre o que é a saúde. Segundo o órgão, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.



Prevenir é melhor que remediar


Sempre que falamos em saúde, temos que deixar claro que o objetivo é prevenir doenças. Sabemos que exames, diagnósticos, consultas, tratamentos e cirurgias fazem parte do cotidiano, mas se nossa sociedade tiver uma cultura de prevenção cada vez maior, todos terão uma qualidade de vida melhor e uma saúde em dia.


Ao paciente que descobriu estar diabético recentemente, por exemplo, deve-se receitar mudanças de hábitos de vida como prioridade. A medicação sempre irá ajudar, mas o que queremos abordar aqui é a necessidade de ter uma rotina saudável.


Quais os segredos para se viver melhor?


Comer bem e fazer atividade física regularmente. Simples, não é? Entretanto, com a tecnologia estando presente, cada vez mais, em nossa rotina e com a facilidade dos alimentos industrializados ou de fast food, cuidar da saúde tem sido uma tarefa árdua.


Observe tudo o que come. Leia os rótulos dos alimentos, procure entender as tabelas nutricionais. Perceba que, talvez, você esteja ingerindo quantidades muito maiores de açúcar, sódio ou gordura.


Sobre as atividades físicas, são essenciais para manter o bom funcionamento do organismo. Enxergue seu corpo como uma máquina que, naturalmente um dia precisará de manutenção, mas que terá um funcionamento muito melhor se observados os cuidados diários necessários. Fazer exercícios é necessidade. Não é só vaidade ou questão de condicionamento, não. O corpo é uma máquina que precisa estar em movimento.


Neste Dia Mundial da Saúde, lembre-se que você é o grande responsável pelo seu bem-estar.