top of page

Leptospirose. O que é e como prevenir.



Leptospirose: o que é?


A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria presente na urina do rato que, normalmente, se espalha pela água suja de enchentes e esgotos.





Como as pessoas se contaminam?


As pessoas podem ficar doentes quando entram em contato com água ou lama contaminada pela urina de roedores (ratazanas, ratos de telhado e camundongos). A bactéria entra na pele, com ou sem ferimentos, quando em contato com água contaminada.



Alguns cuidados para se prevenir da doença.


Evite o contato com água ou lama de enchentes ou esgotos. Impeça que crianças nadem ou brinquem nestes locais, que podem estar contaminados pela urina dos ratos. Após as águas baixarem, será necessário retirar a lama e desinfetar o local (sempre se protegendo). Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas (se isto não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).





Após as águas baixarem será necessário retirar a lama e desinfetar o local (sempre se protegendo). Deve-se lavar pisos, paredes e bancadas, desinfetando com água sanitária, na proporção de 2 xícaras das de chá (400ml) desse produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 15 minutos.


Tenha cuidado com os alimentos que tiveram contato com água de enchente. Alguns devem ser jogados fora, outros precisam de tratamento especial nestas situações. É importante limpar e desinfetar a caixa d’água.



Medidas práticas para evitar a presença de roedores.


- Manter os alimentos guardados em recipientes bem fechados e à prova de roedores (potes de vidro, latas de alumínio), em locais elevados do solo. Manter a cozinha limpa, sem restos de alimentos para evitar a presença de roedores. Retirar as sobras de alimento ou ração de animais domésticos antes do anoitecer e manter limpos os vasilhames de alimentação, evitando restos alimentares que atraem os roedores.





- Manter os terrenos baldios e as margens de córregos limpos e capinados. Não jogar lixo nesses locais. Evitar entulhos e acúmulo de objetos nos quintais, como telhas, madeiras e materiais de construção, pois servirão de abrigo ao roedor.


- Acondicionar o lixo em sacos plásticos ou em latões de metal com tampa, armazenando-o em locais altos até que seja coletado. Colocar o lixo pouco antes da coleta realizada pelo Serviço de Limpeza Urbana. Fechar buracos e vãos nas paredes e rodapés para evitar a entrada de roedores nas casas. Manter ralos e vasos sanitários tampados com tampa pesada.

ATENÇÃO.


Se, apesar dessas orientações, você apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo até 40 dias depois de ter entrado em contato com as águas da enchente ou do esgoto, procure imediatamente o seu médico. Não se esqueça de contar a ele o seu contato com água ou lama de enchente. O Grupo Hospital Casa possui unidades hospitalares preparadas para acolher e cuidar casos como este. Estamos preparados com Emergência 24h, além de toda estrutura para a realização de exames laboratoriais e por imagem; internações clínicas e realização de consultas em várias especialidades médicas. Acesse aqui os nossos hospitais. Ligue e se informe sobre o atendimento.




Fonte: Ministério da Saúde - http://portalms.saude.gov.br

bottom of page