A saúde dos cabelos

Os cabelos fazem parte de nosso corpo e sentem o impacto de agentes externos ou manifestações orgânicas. Nesta matéria você entenderá o que deve fazer para mantê-los saudáveis.




Entendendo o que é o cabelo


Os fios estão sujeitos a muitas interferências. É preciso compreender que, a partir do momento que ele sai do folículo piloso e atravessa a camada da pele, trata-se de uma matéria morta. Então, pentear, lavar, condicionar, secar e realizar procedimentos químicos vai causar dano a esse fio.


Devido a isso, tudo pode interferir: temperatura da água, tipo de xampu ou creme, tempo de lavagem e etc.



Dicas para manter o cabelo saudável


Algumas observações a serem adotadas podem auxiliar no bem-estar dos seus fios.


- Lavar ou não lavar todo dia: isso depende do tipo de cabelo. O que não se deve fazer é lavar mais de uma vez ao dia ou ficar sem lavar por vários dias.


- Conheça o tipo de cabelo que você tem: seco ou oleoso? Os cuidados e números de lavagem vão depender do tipo de cabelo. Um dermatologista pode te ajudar nesse autoconhecimento.


- Só xampu: o objetivo ao lavar um cabelo é retirar o sebo, o suor, os restos celulares, os ácidos graxos, as partículas oxidadas e as impurezas do couro cabeludo. O xampu é o produto indicado para esse fim. Mas se o objetivo é deixar o cabelo com brilho e outro efeito, aí deve-se recorrer a outros produtos, com os condicionadores e máscaras.


- A temperatura da água: sim, ela interfere. Água muito quente favorece o ressecamento dos fios. A dica é: se a temperatura estiver confortável para a pele, então estará bom para o cabelo.


- Esfregar demais: quando se esfrega muito o cabelo, acaba prejudicando a fibra. O atrito de um fio no outro promove danos que aumentam o frizz e o ressecamento.


E aí, curtiu o conteúdo? Compartilhe e comente!