top of page

Atividade física para pacientes oncológicos

A atividade física é recomendada para manter uma boa saúde e melhorar o condicionamento físico, a respiração e a disposição. Inclusive para pacientes que estão em tratamento de câncer. Entenda melhor.




Exercícios físicos e o câncer


Os exercícios contribuem tanto para o nosso bem-estar que eles têm ligação direta e indireta na prevenção do câncer.


Quando a pessoa pratica atividade constantemente, usufrui de muitos benefícios: controle do peso, diminuição do risco de ter diabetes, hipertensão, AVC, infarto e até câncer.


Estudos recentes mostraram que pacientes diagnosticados com câncer de próstata, que tinham o hábito de fazer pelo menos 3 horas de caminhada por semana, tiveram 57% menos chance de progressão da doença. Essa boa notícia também vale para as mulheres e o câncer de mama.


Os benefícios da atividade física também foram demonstrados em pacientes com diagnóstico de câncer de cólon e reto. Em resumo: pessoas mais ativas tinham menores taxas de mortalidade associada às doenças malignas.


Sim, exercícios podem melhorar a qualidade de vida do paciente oncológico e ajudar a diminuir os índices de mortalidade por câncer e também outras causas.



bottom of page