Banho frio faz bem para a saúde?

Você já ouviu dizer que tomar banho frio pode ser benéfico para a saúde? Algumas pessoas praticam esse hábito, para que haja um fortalecimento da saúde no geral. Mas, isso é um mito ou verdade? Bom, leita a matéria e descubra.




Banho frio


Mesmo no calor escaldante do Rio, há que prefira um banho mais morninho, porque se sente mais confortável assim. E, claro, há quem se delicie na água gelada. Mas, e quanto aos benefícios para a saúde?


É importante esclarecer que banhos muito quentes não são indicados como um hábito diário, porque podem fazer mal para a pele, já que podem retirar a proteção natural da derme, deixando-a com um aspecto desidratado.


Em contrapartida, o banho frio pode, sim, fazer bem. Estudos realizados na Holanda submeteram várias pessoas que tomavam banho pela manhã, antes de irem para o trabalho, à água fria. Elas podiam tomar banhos quentes mas, no minuto final do banho, deveria ser com água fria. O resultado foi uma diminuição de atestados e faltas ao trabalho por motivo de saúde em 30% dos funcionários.


Além do estudo mencionado, há outras pesquisas que afirmam que a água fria pode interferir no fortalecimento do sistema imunológico, deixando o organismo mais apto a combater infecções, por exemplo. Essa é a conclusão de um estudo tcheco feito com homens jovens e atletas, que foram imersos em água fria três vezes por semana durante seis semanas.


A água fria também ativa o sistema nervoso simpático, responsável por aumentar os níveis de noradrenalina, interferindo positivamente na frequência cardíaca e pressão arterial. Ela pode melhorar a circulação também.


Se pretende praticar o banho frio, oriente-se com seu médico e só faça isso se for confortável. Caso contrário, mantenha os banhos mornos mesmo.