Câncer de próstata

Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata acomete, na grande maioria das vezes, pacientes acima dos 50 anos. Pode ser bem agressivo e levar à morte se não diagnosticado a tempo, por isso o exame do toque retal é tão importante na prevenção da doença.




A próstata


Essa é uma glândula que só o homem possui. Ela se encontra na parte baixa do abdômen. É de proporções pequenas, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Entre suas funções no organismo masculino está o auxílio na formação do sêmen, líquido diretamente ligado à fertilidade, já que contém espermatozoides.


A próstata também interfere na micção, pois envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela é, portanto, uma glândula reguladora, que tem participação no sistema urinário e reprodutor do homem.



Câncer na próstata e prevenção


É possível dizer que esse é um câncer da terceira idade, já que 75% dos casos são em homens acima dos 65 anos (dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer). Entretanto, acima dos 50 anos, já é indicado fazer o exame preventivo, pois 1 em cada 4 homens com a doença estão abaixo da idade da maioria dos diagnosticados.


Pessoas que têm casos desse câncer na família devem começar a fazer o preventivo a partir dos 45 anos, pois a possibilidade de desenvolver a doença é mais latente.


Outro exame capaz de diagnosticar o problema é o PSA. Um exame de sangue, bem menos desconfortável que o toque retal. Entretanto, dados mostram que só 8 em cada 10 casos são identificáveis através da análise sanguínea, sendo, portanto, o “exame do toque” o mais indicado para identificar anomalias na glândula, que pode estar endurecida, com nódulos ou maior que o normal.



Novembro Azul


Todos os anos, há a campanha Novembro Azul, responsável por incentivar os homens a procurarem o médico proctologista ou urologista e realizar o exame de toque.


Muitos pacientes têm vergonha de fazer esse preventivo, porque acham o exame desconfortável ou invasivo. Mas se esquecem de analisar os benefícios de identificar uma doença desse tipo no seu estágio inicial, possibilitando tratamentos mais eficazes.


O Novembro Azul serve para lembrar que um exame simples e rápido, o paciente pode garantir muitos anos de vida ao lado de quem ama.