top of page

Câncer de tireoide

Hoje você irá saber um pouco mais sobre esse câncer que não tem causa exata e que, normalmente, não manifesta sintomas no paciente em seu estágio inicial.



O que é tireoide


A tireoide é uma glândula – uma das maiores do corpo humano, que pesa em torno de 15 e 25 gramas em um adulto. Ela tem um formato parecido com uma borboleta, pois possui dois lobos. Está localizada na parte da frente do pescoço, abaixo da laringe.


Ela tem funções muito importantes em nosso organismo, auxiliando na ação de órgãos vitais como coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes e na regulação dos ciclos menstruais. É uma glândula que age ainda na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.



Sobre o câncer na tireoide


Esse tipo de câncer ocorre quando há o crescimento de nódulos malignos na glândula. É um câncer inicialmente sem sintomas, o que dificulta o diagnóstico prévio da doença. Entretanto, pessoas com algumas pré-disposições devem estar mais atentas a essa possibilidade. São elas: pessoas que já fizeram tratamento de radiação para a cabeça, pescoço ou tórax; com histórico familiar de câncer na tireoide; acima de 40 anos; e pessoas que notaram um crescimento rápido de um nódulo na região frontal do pescoço, próximo às pregas vocais.


Esse tipo de tumor é diagnosticado através da aspiração do fluido que fica no nódulo da tireoide. De posse do material de amostra, é feito o exame laboratorial para se obter o laudo definitivo e iniciar o tratamento, que vai depender do estágio do câncer e da saúde do paciente.


Existem os tratamentos cirúrgico, por terapia com iodo radioativo, com radiação externa e por quimioterapia.


Importante frisar que, ao notar algum nódulo nessa região do pescoço, você deve procurar um especialista médico para avaliação e solicitação de exames. O médico em questão geralmente é o endocrinologista.



bottom of page