top of page

Cirurgião pediátrico

Além de ser Dia das Crianças, 12 de outubro também é a data de homenagear os médicos que se dedicam à cirurgia pediátrica. Entenda como é o trabalho desse profissional.




Cirurgia em crianças


A cirurgia pediátrica é a especialidade médica responsável pela realização de procedimentos cirúrgicos em crianças, desde a fase neonatal até o fim da puberdade. O médico que faz esse tipo de operação tem um conhecimento multidisciplinar, englobando os sistemas digestivo, respiratório, genitourinário, vascular, tegumentar e musculoesquelético.


Para se tornar um cirurgião pediátrico é preciso se formar em medicina, depois fazer residência em cirurgia-geral por mais 2 anos e, só aí, ter contato com a cirurgia em crianças, por mais 3 anos. Ao todo a formação dura em média 11 anos.


O Brasil tem cerca de 1.300 especialistas na área, devidamente registrados na ABCP (Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica).



Dia do Cirurgião Pediátrico


Assim como o Dia das Crianças, 12 de outubro foi a data escolhida para homenagear os cirurgiões pediátricos. A data foi escolhida pela FMB (Federação Médica Brasileira), justamente para coincidir com a comemoração tradicional desse dia.



bottom of page