top of page

Conheça o marburg – vírus que atinge país africano

Relatos de casos em país africano preocupa autoridades no mundo, pois trata-se de um vírus perigoso. Entenda.



O que é marburg?


Com casos registrados desde os anos 1960, o patógeno causador do marburg é transmitido a partir do contato com morcegos e provoca uma febre hemorrágica grave. Ainda não há vacinas ou remédios para prevenir ou tratar a doença.


Há alguns dias o país Guiné Equatorial, localizado na África Central, registrou 16 casos e 9 mortes relacionadas ao vírus – todos restritos a uma província local.


Esse vírus é da mesma família do ebola, porém tem uma alta taxa de mortalidade, que já atingiu 88% dos infectados em surtos passados.


O paciente infectado pode transmitir a doença para outra pessoa sadia. Quando isso acontece, geralmente é por meio do sangue, secreções e fluidos corporais. A contaminação também pode ocorrer se houver contato com objetos utilizados pelo infectado, como talheres, por exemplo.


Os sintomas da doença incluem febre alta e fortes dores cabeça, na barriga e nos músculos. Também é comum apresentar vômitos e diarreia. Em muitos casos, há perda de sangue por fezes, urina, saliva, secreções nasais e lesões na pele.


De acordo com a OMS, equipes já foram acionadas para rastrear os casos, isolar os pacientes e fornecer atendimento médico.


Autoridades esclarecem que não motivo para pânico e que é muito difícil que o vírus chegue ao Brasil. Especialistas afirmam que é preciso conter a disseminação com atitudes bem coordenadas nos locais afetados. Ao atender adequadamente as pessoas e ter o devido cuidado com os pacientes e os falecidos, como já está acontecendo, evita-se que o vírus se espalhe para outras regiões.


Comentários


bottom of page