Dezembro Laranja

A cor escolhida para o mês de dezembro é o laranja, em uma referência à prevenção ao câncer de pele, que é o mais frequente tipo de tumor maligno no mundo, abrangendo cerca de 30% de todos os cânceres diagnosticados.




Dados alarmantes


Os estudos mostram que há cerca de 160 mil novos casos de câncer de pele diagnosticado por ano no Brasil. São números que nos permitem concluir um risco de 80 novos pacientes para cada 100 mil habitantes. São dados realmente alarmantes.


O nosso país, por ser de clima tropical, tem uma maior incidência de raios solares. É natural pensar que isso interfere, sim, no alto número de casos, já que os raios ultravioletas são nocivos à saúde da pele.



Como se prevenir do câncer de pele


Tudo começa pela conscientização. O uso de protetor solar é uma maneira eficaz e funcional de se proteger contra os raios ultravioletas e, por consequência, diminuir as chances de desenvolver o câncer de pele.


Expor-se ao sol é uma necessidade do nosso organismo, que, inclusive, o utiliza para a produção da vitamina D – essencial à nossa sobrevivência. Entretanto, isso deve ser feito de forma segura. Mesmo em dias nublados, o filtro solar deve ser usado, já que o sol, sobretudo entre os horários de 10h e 16h, não é seguro para a saúde epitelial.


Brasileiros também já desenvolveram uma vacina contra esse tumor. Ela, que já foi testada em camundongos e ofereceu resultados promissores, está em processo de regulamentação para novos testes. É, de fato, uma boa notícia. Mas, a prevenção ainda é o melhor remédio.