top of page

Dia de combate ao câncer infantil

Celebrado em 23 de novembro, o Dia de Combate ao Câncer Infantil serve para nos alertar sobre essa que é uma doença de difícil tratamento, sobretudo quando acomete um paciente tão jovem. O câncer infanto-juvenil afeta milhares de brasileiros anualmente, mas, graças aos avanços da ciência, vem mostrando bons resultados nos tratamentos.




Dados oficiais


De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é de que, considerando o triênio 2020 até o fim de 2022, sejam diagnosticados cerca de 8.500 novos casos de câncer em crianças e adolescentes no país.


Em 1970, a expectativa de viver 5 anos ou mais, para os pacientes oncológicos jovens, era de 58%. Porém, com o avanço nos tratamentos, quando comparamos com as décadas passadas, os números são bem mais animadores: 84% atualmente.



Câncer infantil


Os tipos mais comuns dessa doença na menor idade são leucemia, tumores cerebrais e do sistema nervoso, neuroblastomas (que se inicia precocemente nas células nervosas encontradas em um embrião ou feto), tumor de Wilms (nos rins), linfomas, rabdomiossarcoma (no sistema músculo-esquelético), retinoblastoma (na região dos olhos) e tumores ósseos.


O corpo da criança possui uma tendência a lidar melhor com o tratamento de câncer do que o corpo do adulto, porém, como o organismo infantil ainda está em desenvolvimento e é mais suscetível a efeitos colaterais de alguns tipos de tratamentos, pode acontecer do paciente precisar de acompanhamento por anos seguidos. Por isso é fundamental que a criança seja tratada em centros especializados de atendimento infantil.



Hospital de Câncer


Em nossa rede, temos um hospital exclusivo para o tratamento oncológico, com uma estrutura capaz de realizar todas as etapas e procedimentos. Localizado no bairro Rio Comprido, o Hospital Casa Hospital de Câncer, além de oferecer a maior capacidade nos tratamentos, oferece uma ala exclusiva para o tratamento de crianças.


Em nossa ala pediátrica oncológica é onde somamos acolhimento e humanização para dar um tratamento eficaz e interdisciplinar entre os múltiplos aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos. Acolhemos a criança e sua família, oferecendo o suporte necessário para o enfrentamento da doença.


Possuímos espaços temáticos, como um minicampo de futebol, brinquedoteca, biblioteca infantil e muito mais. Tudo para deixar os pacientes mais confortáveis e animados.




bottom of page