Dormir bem faz toda a diferença

#dormir #dicas #sonodequalidade


Uma boa noite de sono é responsável por equilibrar diversos pontos de nossa saúde. O sono é, sim, essencial. Leia a matéria e entenda o porquê.



O sono funciona como um alimento


Parece um conceito estranho, né? Mas, o sono funciona dessa forma, porque ele repõe nossa energia, revigorando o corpo e a mente, além de fortalecer nosso sistema imunológico.

Precisamos do sono assim como precisamos de comida. Um período ininterrupto de sono, variando entre 6 e 8 horas, é fundamental para a saúde e é essencial para se viver mais e melhor.


O que o sono traz de benefícios?


Além de ajudar na defesa do organismo, o sono é responsável por consolidar nossa memória, pois é durante o sono que se realiza a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais que ajudam a fortalecer e melhorar a memória e o aprendizado.

O sono também previne a obesidade, sabia? É durante o sono que o organismo sintetiza leptina, hormônio responsável pela saciedade. Quanto melhor dormimos, mais leptina durante o dia e menor a tendência de comer em excesso.

O sono também combate a hipertensão e doenças cardiovasculares, ajuda no controle do diabetes, evita a depressão e melhora o desempenho físico. Dormir bem, faz toda a diferença!


Dicas para dormir melhor


Separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter uma noite de sono mais proveitosa.

- Primeiro, observe se seu ambiente é apropriado para uma noite de sono relaxante. A temperatura do quarto, a luminosidade, o colchão e o travesseiro... tudo deve estar confortável a você.

- Evite levar trabalho para casa. Se não for possível, tente se desligar pelo menos 2 horas antes de dormir, para que seu corpo entenda que você entrou em um modo de descanso.

- Evite usar a cama para ler, ver TV... a cama é para dormir.

- Faça refeições leves à noite e evite bebidas e alimentos que ajam como energéticos, o café por exemplo.

- Tenha um horário para dormir e acordar. Ter essa rotina ajuda a ter uma noite de sono melhor.