Os enjoos matinais são sintomas típicos da gravidez. Mas nem sempre acordar com náuseas é indício de alguma gestação. Entenda o que pode causar esses episódios.
Que enjoo é esse?
Enjoos esporádicos são considerados até normais, mas o quadro merece atenção e cuidados médicos quando se repete com frequência. Fatores como ansiedade, falta de sono e mudanças hormonais podem estar por trás desse sintoma.
Durante o ciclo menstrual, por exemplo, há flutuações hormonais que podem, sim, interferir no bem-estar gastrointestinal. O estrogênio e a progesterona são hormônios que passam por alterações significativas durante a menstruação, afetando o centro de controle do enjoo e do vômito no cérebro. Além disso, já na segunda metade do ciclo menstrual, os níveis alterados de progesterona podem causar relaxamento dos músculos gastrointestinais, levando a uma lentidão do sistema digestivo e causando, por consequência, náuseas.
Outro fator que pode causar desconfortos estomacais pela manhã é a falta de sono adequado. Isso afeta o equilíbrio dos neurotransmissores no cérebro, contribuindo para a sensação de náusea. Há também a questão do estresse e da ansiedade, condições que podem levar a um quadro de enjoo, afinal, quando não se tem uma boa noite de sono, é comum ter essas variações no humor.
Alimentação desequilibrada e baixa ingestão de água também podem estar por trás de quadros de enjoos matinais. Quem tem o hábito de comer tarde da noite alimentos ricos em gorduras, por exemplo, podem ter refluxo e, como se sabe, o conteúdo ácido do refluxo pode causar enjoo. E a questão da água diz respeito à desidratação. Quem não bebe água corretamente durante o dia, pode experimentar episódios de desidratação à noite, que é quando já se fica um longo período sem ingerir o líquido. Isso pode causar náusea e desconfortos.
Por fim, a ansiedade. Ela também pode afetar o sistema digestivo e levar a sensações de desconforto no estômago, náuseas e até vômitos. Isso porque ela desencadeia uma resposta metabólica sistêmica e uma sensação de luta ou fuga no corpo que afetam o funcionamento normal do sistema gastrointestinal.
Se você tem tido náuseas e enjoos recorrentes, busque ajuda médica para que se investigue a causa desses sintomas.
Comments