top of page

Estomatite

A estomatite é uma doença que se manifesta na boca, causando feridas e gerando dificuldades de comer e falar. As causas estão relacionadas com fatores externos e má alimentação. Entenda mais sobre o assunto.




Estomatite é doença de boca


Ao contrário do que se pensa leigamente, a estomatite não se manifesta no estômago. Ela se refere a lesões na cavidade bucal, podendo acometer lábios, gengiva, palato, língua e bochecha. Os machucados são semelhantes às aftas ou úlceras.


As principais causas da estomatite são pancadas e traumas, como acontece com quem escova os dentes com uma escova muito dura ou de forma abrupta. Aparelhos ortodônticos também podem levar ao problema. O consumo de alimentos muito ácidos e com poucos nutrientes é outro fator que colabora para o aparecimento das lesões.



Sintomas e como tratar a estomatite


A estomatite se manifesta pelos ferimentos, mas também por sensibilidade na boca, dor ao engolir ou falar, mal-estar geral e até febre. Mau hálito também pode acontecer devido à dificuldade de se higienizar corretamente a boca.


Essa é uma doença que pode ser tratada por um dentista ou médico, dependendo da gravidade de cada caso. As mudanças nos hábitos alimentares e nos hábitos de higienização bucal, geralmente, são aconselháveis.


Importante salientar que a estomatite também pode ocorrer devido à infecção por vírus, bactéria ou fungo. Além disso, essa doença pode ser sintoma de outras, como doença de Behçet, doença inflamatória intestinal e doença de Kawasaki.



bottom of page