Exercícios físicos no inverno

A época mais fria do ano exige cuidados especiais. Para a prática de atividades físicas não é diferente. Nesta matéria iremos explicar por que se deve adotar medidas especiais nesse período.




Exercícios no inverno


O Rio de Janeiro é uma cidade bem quente. Por isso, o inverno não é tão rigoroso, mas isso não impede que os cuidados extras sejam tomados para quem faz atividades físicas nesses meses mais frios.


Em cidades serranas, o frio é mais intenso. Naturalmente, o corpo gosta mais da cama e a necessidade de se exercitar acaba sendo substituída por uma preguiça típica do inverno. É justamente aí que mora o perigo, pois precisamos estar em movimento, independente da temperatura que está fazendo.


Algumas pessoas acabam comendo mais em dias assim. Some a isso o sedentarismo. O resultado será um aumento de peso, que pode dar início a problemas maiores, como o diabetes ou aumento do colesterol. Tudo isso é evitável, mas depende da força de vontade de se mexer mais.



Cuidados especiais


Não é porque os dias estão menos quentes, que você pode abrir mão de alguns cuidados, como o uso de roupas para se proteger dos raios ultravioletas e/ou o protetor solar. Já falamos disso em outras matérias: protetor em dias frios também, porque o sol continua incidindo seus raios.


A hidratação também tem que ser monitorada com atenção. Se os dias estão mais frios, significa que podemos transpirar menos e, consequentemente, sentir menos sede. Mas isso não quer dizer que temos que deixar de beber água. Hidrate-se sempre.


As roupas também precisam ser observadas com atenção. Não adianta usar roupas muito pesadas que irão atrapalhar os movimentos e acumular suor. O ideal é que você se aqueça em casa antes de começar as atividades, assim já terá esquentado um pouco e não precisará de tanto agasalho.


Fique atento aos sinais do corpo. Problemas como exaustão, desidratação e hipotermia são comuns para os praticantes de atividades em baixas temperaturas. Se sentir tontura, por exemplo, pare, busque ajuda e não tente insistir.