top of page

Fui picado por uma cobra. E agora?

Você também tem dúvidas sobre como agir caso seja picado por uma cobra? Veja importantes observações sobre este assunto.



Picada de cobra e a saúde humana


A picada de cobra é uma situação médica de emergência que requer atenção imediata e cuidados específicos. Aqui estão algumas orientações sobre o que fazer e o que não fazer em caso de picada de cobra.


O que fazer


Mantenha a calma: tente manter a vítima calma, pois a ansiedade pode acelerar a circulação do veneno.

Imobilização: mantenha a parte do corpo afetada imóvel e em posição neutra ou abaixo do nível do coração para diminuir a circulação do veneno.

Ligue para emergência: entre em contato com os serviços de emergência imediatamente ou dirija-se ao hospital mais próximo.

Identifique a cobra: se possível, tente lembrar as características da cobra (cor, tamanho, padrão da pele) para informar aos profissionais médicos, mas não tente capturá-la.

Remoção de joias e roupas apertadas: retire quaisquer joias ou roupas apertadas perto da área da picada, pois pode ocorrer inchaço.


O que não fazer


Não faça cortes ou incisões: não corte a área da picada ou tente sugar o veneno, pois isso pode causar mais dano.

Evite aplicar gelo ou água fria: não coloque gelo ou água fria na picada, pois isso pode piorar a lesão do tecido.

Não use torniquetes: evite usar torniquetes, pois podem interromper o fluxo sanguíneo e causar mais dano.

Não ingerir cafeína ou álcool: evite bebidas com cafeína ou álcool, pois podem acelerar a absorção do veneno.

Não tome medicamentos por conta própria: não use medicamentos sem orientação médica, pois alguns podem interagir negativamente com o veneno.


Observações Importantes


O tratamento com soro antiofídico é frequentemente necessário e deve ser administrado o mais rápido possível em um ambiente hospitalar.


Prevenção: Sempre use calçados e roupas adequadas ao caminhar em áreas onde há riscos de encontro com cobras e mantenha distância ao avistar uma.


Lembrando que essas são diretrizes gerais e o atendimento médico especializado é sempre a opção mais segura em caso de picadas de cobra.



Kommentare


bottom of page