top of page

Saiba os impactos da covid-19 em pacientes com câncer

O ano está chegando ao fim, e imaginávamos que nessa altura do tempo os casos de pessoas infectadas pelo coronavírus já teriam diminuído. Quando tudo isso começou, não tínhamos nem ideia do que estava por vir. No entanto, parece que uma segunda onda se instalou no país e os índices voltaram a crescer. Para pacientes com câncer, em meio a radioterapia e quimioterapia, isso é uma ameaça à saúde.


Uma pesquisa da revista científica de medicina do Reino Unido, The Lancet Healthy Longevity, realizada com mais de 900 indivíduos com câncer nos Estados Unidos, Canadá e Espanha averiguou a taxa de mortalidade por covid-19. O que se pôde perceber é que 13% não resistiram e 26% mostraram um quadro agravante, precisando de cuidados mais intensos.


câncer e quimioterapia

O Inca informou que pessoas com câncer, sujeitas a quimioterapia ou com cirurgias recentes no corpo, são consideradas parte do grupo de risco. É importante que elas mantenham as recomendações médicas e não interrompam o tratamento.


A Rede Hospital Casa, visando a sua segurança, trouxe os principais impactos do vírus na doença e quais medidas podem ser tomadas para evitar complicações.

Entre os pacientes que estão com câncer, os que precisam estar mais atentos são os com leucemia, linfomas e mieloma múltiplo, aqueles que passaram por transplante de medula óssea e os na fase de quimioterapia.


As pessoas que estão no meio do tratamento, ficam com a imunidade muito baixa, portanto apresentam mais chances de contrair a covid-19. Este estudo mencionado da The Lancet Healthy Logevity não mostrou taxas de mortalidade mais altas em pacientes no meio da quimioterapia, exceto nos casos de câncer de sangue e leucemia crônica.


Quem tem leucemia possui um risco mais alto de morrer por conta do vírus, pois o organismo se torna incapaz de combater infecções. A vulnerabilidade do paciente é mais alta e a atenção deve ser redobrada.

Para quem está com câncer, é preciso se cuidar mais e seguir à risca as medidas orientadas pela OMS, e pensar na saúde em primeiro lugar neste momento. Por isso, é imprescindível:


● Evitar aglomerações.


● Sair apenas quando preciso, e nesse caso fazer uso da máscara todo o tempo que estiver em contato com outros.


● Lavar as mãos da forma recomendada e com frequência.


● Permanecer em ambiente hospitalar apenas o tempo necessário.


● Não cumprimentar pessoas com sintomas de gripe.


Se continuar com alguma dúvida, conte com a nossa rede para esclarecê-la. Temos médicos à disposição para acolher e cuidar de você nesse momento. Nosso principal conselho, devido ao aumento nos números, é se manter em casa e evitar ao máximo o contato físico, a não ser que surja alguma complicação. Nosso Hospital Casa de Câncer é voltado totalmente a doenças oncológicas, com protocolos de segurança para evitar a contaminação pelo vírus da Covid-19. Por isso conte conosco!


bottom of page