top of page

O ciclo menstrual e a saúde do coração

O ciclo menstrual é uma tormenta para algumas mulheres, porque causa incômodos e dores. Mas você sabia que ele pode afetar a saúde do coração, quando está perto da transição para a menopausa? Leita e entenda melhor sobre esse assunto.




Menopausa x coração


Mulheres que estão encerrando seus ciclos menstruais e se preparando para entrar na menopausa devem ficar atentas com relação à saúde cardíaca. Um estudo recente mostrou que essa mudança tem relação direta com aparecimento de problemas no coração.


Devido à redução precoce do estrogênio – hormônio que tem participação direta no processo da menstruação – algumas mulheres podem desenvolver alterações no ciclo até cinco anos antes do início da menopausa. Já que esse hormônio é também responsável pela manutenção da saúde cardiovascular nas mulheres, é natural afirmar que, se o organismo feminino tem uma exposição menor ao estrogênio, o risco de problemas cardíacos aumenta.



O que fazer


É muito importante manter consultas regulares ao médico ginecologista e expor se o seu ciclo está desregulado e se você já sente indícios que a menopausa está por vir, para que o profissional estude a possibilidade da reposição hormonal que, consequentemente, também irá diminuir as chances de desenvolver doenças no coração relacionadas às causas hormonais.


Algo muito útil também é observar se, após certa idade, a mulher começa a desenvolver sintomas relacionados à saúde do coração, como dores no peito ou batimentos mais acelerados que o normal. Se for o caso, informe ao seu médico ou procure um cardiologista.




bottom of page