O sono e a saúde do coração

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde. Mas você sabia que dormir mal pode impactar até no sistema cardiovascular? Entenda.



A importância do sono para a saúde


Além do descanso, o sono faz muito bem para a saúde. Dormir um mínimo de 6 horas por noite (a saber que o ideal são 8 horas, em geral) traz benefícios enormes!


Ter boas noites de sono interfere no ganho de peso. Sim, quem dorme mal, tem uma tendência a engordar.


Também interfere sobre o diabetes, já que não dormir bem faz com que o corpo aumente sua resistência à insulina natural produzida pelo pâncreas.


A hipertensão é outra doença agravada pela insônia. Noites mal dormidas causam estresse e isso afeta a pressão sanguínea.


A memória e o aprendizado também estão ligados a quanto dormimos. Assim como a saúde mental, já que pessoas que não dormem bem estão mais propensas à depressão.



Riscos ao coração


Além de tudo que foi citado, estudos recentes mostraram que um sono pouco reparador ou irregular pode triplicar as chances de se desenvolver algum problema no coração.


Sabendo que noites mal dormidas interferem na pressão sanguínea, saúde mental, sobrepeso e diabetes, é fácil concluir que há impacto também sobre o sistema cardiovascular. Pois essas são condições que também aumentam as chances de um infarto do miocárdio, por exemplo.


Dormir bem faz toda a diferença. Cuide do seu sono e verá uma melhora em vários aspectos da vida social e da sua saúde.