O yoga

Uma prática milenar que trabalha a saúde física e mental. Conheça um pouco mais sobre os benefícios do yoga e saiba como isso pode te ajudar a ter uma saúde melhor.




Exercício ou meditação?


Yoga é uma prática que trabalha o corpo e a mente. Com movimentos calmos e que mexem com bom parte de nossa musculatura, pode ser uma excelente opção de exercício físico para pessoas sedentárias, ou limitadas, que querem começar com atividades leves.


Por também promover a meditação, o yoga acaba se destacando como uma atividade física e mental, pois seus exercícios de calma e reflexão ajudam no desacelerar da mente e isso favorece diversos funcionamentos do organismo, incluindo circulação e respiração.



Benefícios do Yoga


É uma prática que traz diversos benefícios para a saúde.


- Melhora do sono: por promover relaxamento e tranquilidade, o yoga também irá facilitar uma boa noite de sono. Além disso, estudos mostram que a meditação aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono.


- Ajuda no emagrecimento: exercícios tonificam os músculos e aceleram o metabolismo. Isso, certamente, influenciará na queima de calorias. Sem contar que, praticando a meditação, a pessoa consegue controlar a ansiedade e a vontade de comer.


- Aumenta a imunidade: em tempos de covid, essa é uma boa notícia. Contrair e alongar os músculos (atividade comum no yoga), favorecem a drenagem da linfa, que é um líquido ligado ao sistema imunológico.


- Previne doenças cardiovasculares: as atividades ligadas à respiração e as posturas para relaxamento melhoram o fluxo sanguíneo e oxigenação das células. E, para ajudar ainda mais, o yoga reduz o estresse, tido como uma das principais causas de doenças cardiovasculares.