Os benefícios do leite

O leite é um alimento rico em muitos nutrientes e que pode trazer inúmeros benefícios ao nosso organismo. Nesta matéria vamos falar um pouco sobre o produto e quais as vantagens de tê-lo na rotina alimentar.




O leite


Rico em proteínas e cálcio, o leite de vaca (mesmo em sua forma “integral”, que ainda conserva um pouco de gordura), é uma fonte de vitaminas B, A, K, D e E. Vale lembrar que essas 4 últimas existem apenas na gordura do leite, portanto o leite desnatado, que não tem a gordura, perde esses nutrientes.


Além das vitaminas, o leite é uma fonte muito rica em potássio, fósforo e cálcio, o que traz muitos benefícios para a saúde, como fortalecimento dos ossos, crescimento dos músculos, melhor funcionamento do sistema nervoso e auxílio do controle da pressão arterial.



Benefícios diretos


O consumo correto do leite pode ajudar na perda de peso. Isso acontece porque a bebida é rica em proteínas que ajudam na diminuição do apetite, além de conter leucina, um aminoácido que favorece o processo natural de emagrecimento.


Por ter muita água e eletrólitos em sua composição natural, o leite também hidrata. E é indicado para reidratação após atividades físicas


Para quem precisa prevenir o diabetes, uma ótima notícia. Os aminoácidos presentes nas proteínas do soro do leite influenciam no processo metabólico do organismo, favorecendo o controle da glicemia e a ação da insulina.


Ele também ajuda a controlar as cólicas menstruais, pois o cálcio interfere positivamente no processo de contração e relaxamento muscular.


Por falar em cálcio, ele também é um dos grandes responsáveis pela saúde de nossos ossos e dentes.


Por fim, o leite ajuda a dormir melhor, pois é uma fonte de triptofano, aminoácido essencial para induzir ao sono.