top of page

Os perigos da diabetes sem controle

A diabetes é uma doença que pode ser hereditária ou adquirida ao longo da vida. Ela é caracterizada pelo alto índice glicêmico na corrente sanguínea, que ocorre quando o pâncreas não consegue produzir a insulina necessária para manter esses números controlados. Nesta matéria você verá como a diabetes sem controle pode prejudicar a saúde.




Doença silenciosa


Estima-se que metade dos pacientes com diabetes não sabem que tem a doença. Assim, ela produz os seus efeitos nocivos sem que o indivíduo tenha conhecimento do que acontece, prejudicando diversas questões do organismo.


Para saber se está com o índice glicêmico ideal (pelo menos abaixo de 100) é preciso fazer exames de rotina e ter um estilo de vida saudável. A alta ingestão de doces e carboidratos, somada ao sedentarismo, favorecem o aparecimento da doença.



Questão de saúde


Um dos primeiros sintomas na manifestação inicial da doença é uma sede incontrolável e o aumento nas vezes em que se vai ao banheiro urinar.


Outros sintomas da hiperglicemia no organismo são dores, dormência, formigamento das pernas, visão turva e embaçada, coceira nas regiões genitais e disfunção erétil. Em estágios avançados, a doença pode levar à cegueira e à amputação de dedos e membros inferiores.


Pacientes com diabetes também relatam uma piora considerável na saúde mental. Sentem-se mais procrastinados e sem motivação para fazer as atividades do dia a dia. Estudos mostram uma relação simbiótica entre a depressão e a diabetes, na qual uma doença se fortalece com os sintomas da outra e geram um mal-estar ainda pior no paciente.


A diabetes tipo 1, que é a hereditária, não tem cura e precisa de controle o resto da vida. Já a tipo 2 (melitus), que é adquirida por conta de maus hábitos de vida, pode ser revertida ou controlada mais facilmente com mudanças na rotina alimentar.



bottom of page