Parto humanizado

O parto humanizado é quando a mãe opta por ter o filho naturalmente, respeitando o seu tempo de nascer, sem intervenção cirúrgica ou de médicos. O ideal é que ele seja feito em um ambiente com suporte hospitalar, para que medidas de urgências possam ser tomadas caso ocorra alguma intercorrência.




A mulher é protagonista


Ao contrário das cesáreas previamente agendadas, no parto humanizado, ainda que feito por meio de uma cesariana, há um protagonismo da nova mãe. Ela se permite andar durante os primeiros sinais de trabalho de parto, faz questão de que seu companheiro (ou companheira) esteja por perto, personaliza o ambiente com música e aromas e até escolhe a melhor posição para dar à luz.


Algumas pessoas ainda têm a ideia errada de que um parto humanizado é feito com a mulher sozinha, em algum beco ou lugar insalubre. De forma alguma! Essa é uma opção da gestante, que, inclusive, busca o melhor local para realizar esse desejo.



Os partos humanizados no Egas Moniz


Em nossa unidade que é referência em nascimentos, Hospital e Maternidade Casa Egas Moniz, os partos humanizados vêm ganhando cada vez mais espaço. Nosso objetivo é assistir a gestante nesse desejo de ter o filho de forma humanizada, respeitando suas diretrizes e com uma abordagem sempre acolhedora, priorizando clinicamente tanto a parte física quanto psicológica da mulher.


Oferecemos assistência obstétrica respeitando todas as vontades expostas pela parturiente. Buscamos intervir o mínimo possível, mas estamos sempre a postos para acompanhar os processos fisiológicos do parto, primando pelo bem-estar da mãe e do filho.