top of page

Os perigos da dengue


A dengue é uma doença perigosa, causada por vírus e que se manifesta através de sintomas parecidos com a gripe (na sua forma mais leve), mas que pode ser hemorrágica e levar à morte.


Mosquito da dengue

Um perigo constante


Com o surgimento do novo coronavírus, a atenção das pessoas se voltou para a covid-19, o que é um perigo já que a dengue continua sendo um grande problema de saúde no Rio e em todo país.


Não dá para descuidar. O mosquito transmissor do vírus da dengue se reproduz em ambientes com água parada, portanto o combate deve ser feito por cada um de nós.


Como é a transmissão


Importante lembrar que a dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, não sendo, portanto, uma doença contagiosa.


A transmissão acontece graças à picada do mosquito Aedes aegypti que, após picar alguém contaminado, carrega o vírus por toda sua vida.


O paciente que é picado pelo mosquito demora de 3 a 15 dias para manifestar os sintomas da doença, sendo mais comum entre o 5º e o 6º dia.


Sintomas


Os sintomas da dengue se assemelham aos de uma gripe, mas é importante ficar atento e procurar ajuda médica, para evitar a automedicação.


Entre os sintomas mais comuns da dengue clássica, podemos citar febre alta, dor de cabeça forte, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, cansaço, moleza e dor no corpo, náuseas, vômitos e perda do apetite.


Sobre a dengue hemorrágica, os sintomas são mais severos: dor abdominal forte e contínua, pele pálida e úmida, sangramentos pelo nariz, boca e gengivas, confusão mental, dificuldade respiratória e queda da pressão arterial.


Tratamento


É muito importante a busca por ajuda médica. O especialista pode ser um clínico-geral ou infectologista e ele irá te conduzir ao tratamento correto, que consiste em repouso, ingestão de muito líquido e medicamentos contra os sintomas.


Dependendo da gravidade do quadro, a internação hospitalar se faz necessária.


Como prevenir


A prevenção à dengue se baseia na conscientização. Como o mosquito só bota seus ovos em água limpa e parada, é importante eliminar qualquer foco.


Não jogar lixos em vias públicas, tampar as caixas d'água, colocar areia em volta dos vasinhos de plantas são algumas das medidas profiláticas.



bottom of page