top of page

Por que diminuímos com a idade?

Você já notou que as pessoas parecem diminuir de tamanho à medida que envelhecem? Por que será que isso acontece? Entenda melhor.




Como tudo começa


Normalmente, notamos a pessoa mais baixa só a partir dos 60 ou 70 anos, não é verdade? Pois é, mas essa diminuição de estatura se inicia aos 40. Isso aí, já aos 40 nós começamos a perder cerca de 1 milímetro por ano.


Após os 70, a perda de estatura é mais acelerada. A ciência estima que uma pessoa de 1,80m, por exemplo, chegue ao fim da vida com 1,73m mais ou menos.



O que influencia nessa diminuição


Primeiramente, o problema está na degeneração e desidratação natural dos discos intervertebrais. Uma pequena redução em cada um, multiplicada pelos 23 discos da coluna, se traduz em perda significativa de altura.


Outro fator determinante é a perda muscular típica do envelhecimento. São nossos músculos que auxiliam a sustentação do corpo. Se eles perdem a força, é natural pensar que haverá uma alteração na postura e estatura.



Dá para evitar o problema?


Não podemos pensar na diminuição de estatura como um problema, mas consequência de uma vida toda.


Imaginemos um idoso que teve cuidados com a alimentação durante toda vida. Se ele também fez atividades físicas constantemente e levou uma vida saudável de todos os pontos de vista, é natural pensar que viverá mais e que suas degenerações musculoesqueléticas serão menos aceleradas se comparadas com uma pessoa pouco saudável.


bottom of page