top of page

Por que ficamos mais irritados no calor?

Você já notou que, durante os dias mais quentes, seu humor muda? Algumas pessoas não se incomodam, mas há quem fique bem mais irritado que o normal. Saiba que isso tem uma explicação científica.




A ciência por trás do calor


Quando entramos em contato com temperaturas exageradamente quentes, o corpo perde a capacidade de adaptação de manter a temperatura em níveis normais. É o chamado estresse térmico. O calor faz com que os nossos vasos sanguíneos se dilatem, diminuindo nossa pressão. A oxigenação dos órgãos e tecidos também fica comprometida. Isso dá hipotensão, mais irritabilidade, dores de cabeça, taquicardia e até desmaio.


Além desses desconfortos, o calor intenso provoca sudorese, que pode nos deixar desidratados. A perda de líquido através do suor também causa a perda de eletrólitos, causando cãibras. Tudo isso somado, leva à liberação de hormônios de estresse.



Como evitar o desconforto


Algumas recomendações simples podem trazer grandes alívios para esses desconfortos gerados pelo calor excessivo.


Evite ambientes muito quentes ou se refresque usando ventiladores ou ar-condicionado. Tome bastante água, em dias cuja temperatura está mais elevada, o ideal é que sejam consumidos 3 litros. Dê preferência a alimentos leves e use roupas mais confortáveis. Evitar o exagero de bebidas alcoólicas também é uma boa dica.


Em resumo, se você fica mais irritado no verão, busque alternativas que diminuam essa sensação de calor extremo. Certamente isso terá influência positiva no seu humor.



bottom of page