Qual atividade física é melhor para o sono?

Os exercícios físicos fazem muito bem à saúde. Promovem melhoras em várias áreas, inclusive no sono. Mas qual é melhor quando o assunto é dormir bem: exercícios aeróbicos ou musculação? Entenda melhor nesta matéria.




Estudo inédito


Um estudo inédito realizado nos Estados Unidos e divulgado na American Heart Association fez uma avaliação de 386 adultos. Foram analisados os resultados de pessoas de ambos os sexos, entre os 35 e 70 anos, com algumas comorbidades, entre elas hipertensão e obesidade.


Os pesquisados foram divididos em 4 grupos e avaliados durante 1 ano: o primeiro fez só musculação; o segundo, só atividades aeróbicas; o terceiro fez ambas as atividades; e o quarto grupo continuou no sedentarismo, para fins de comparação.


Para o estudo, foram levantadas questões como duração do sono (em horas), qualidade, eficiência, demora para dormir e distúrbios, como a apneia.



Resultados inspiradores


Após 12 meses de atividades monitoradas, os 3 grupos tiveram resultados bem animadores. De modo geral, quem dormia menos de 7 horas por noite, passou a dormir mais. E o tempo de demora para pegar no sono diminuiu.


Aqueles que foram submetidos à musculação obtiveram resultados melhores do que aqueles que fizeram atividades híbridas ou só aeróbicas, mas os médicos envolvidos ressaltam que o importante mesmo é o paciente sair do sedentarismo e fazer atividade física, não importa a modalidade.


Isso tem impacto direto na saúde do coração, já que um sono ruim e irregular está associado ao maior risco de pressão alta, de obesidade, de aterosclerose e de eventos cardiovasculares, como um AVC (acidente vascular cerebral) e infarto.