top of page

Rasteirinha faz mal para a coluna?

Muita gente prefere andar de chinelos e rasteirinhas, mas você sabia que esse tipo de calçado mais baixo pode fazer mal para a coluna lombar? Entenda como nesta matéria.




Falso conforto


Muitas pessoas acham os calçados baixinhos mais confortáveis. Se comparados aos saltos e outros tipos de sapatos, sem dúvidas, eles podem oferecer mais alívio aos pés. Mas será que é o tipo mais indicado?


O problema das rasteirinhas e chinelos é a falta de amortecimento. Durante uma caminhada, os impactos constantes entre os pés e o chão podem causar problemas a longo prazo, devido aos desgastes das cartilagens presentes nos tornozelos, joelhos, quadris e na lombar. E esse é um alerta que vale tanto para mulheres quanto para os homens.



Calçado ideal


Os sapatos de saltos, muito utilizados pelas mulheres, também trazem vários malefícios à saúde ortopédica, portanto, não são os mais indicados.


Os tipos ideais são tênis e sapatos com solado firme com altura entre 2 e 5cm. Eles precisam ter uma palmilha macia e com bom encaixe nos pés.


Evite também usar o mesmo calçado todos os dias. A alternância faz muito bem para a anatomia dos pés.


Alongamentos e atividade física constante são outras dicas igualmente favoráveis, porque ajudam na sobrecarga muscular das pernas.


bottom of page