top of page

Soluços

Será que levar um susto ajuda a passar uma crise de soluços? Esses e outros temas relacionados ao assunto você verá nesta matéria.



O que são os soluços


Os soluços são contrações involuntárias do nosso diafragma e dos músculos intercostais. Quando isso acontece, é como se os pulmões fossem puxados para baixo, provocando o fechamento da glote durante a inspiração. É isso que nos faz emitir os clássicos sons do soluço.


Uma crise de soluço pode começar de maneiras variadas. A mais comum está ligada à respiração, ou seja, quando respiramos “errado”, estamos mais propensos ao problema. Isso ocorre, por exemplo, quando choramos. Por contrair o diafragma repetidas vezes, o soluço é uma consequência natural.


As bebidas alcoólicas também podem desencadear o incômodo. Isso acontece porque o álcool causa uma irritação em um nervo conectado ao diafragma, suficiente para criar um estímulo nervoso.


Outros fatores que provocam os solução são mudanças bruscas de temperatura e intoxicações.


Vale lembrar que um soluço pode ser sintoma de um outro problema de saúde, como refluxo, estresse e ansiedade.


Como parar uma crise de soluço


Acredite, o susto é uma forma de parar uma crise de soluços. Mas, é claro, há meios menos dramáticos como: beber água rapidamente, chupar um limão, prender a respiração e chupar gelo.


Essas técnicas atuam no nervo que estimula o diafragma ou na musculatura dessa região.


Porém, se os soluços durarem mais tempo que o normal (2 dias por exemplo), é necessário procurar um médico para avaliação do quadro.


bottom of page