top of page

Aprendendo a lidar melhor com a rinite alérgica



A rinite é uma condição que incomoda bastante, sobretudo nos dias mais frios. Nesta matéria você verá dicas de como lidar melhor com essa questão.


A rinite


A rinite alérgica ocorre devido a uma inflamação da mucosa do nariz, quando entra em contato com os fatores chamados de alérgenos, que podem ser ácaros, pelos de animais, tabaco, poeira, pólen e cheiros muito fortes (tinta, perfumes e etc).


Trata-se de uma condição que pode fazer parte de cerca de 30% da população brasileira, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. E os sintomas são, na maioria dos casos, coriza, congestão nasal, dores de cabeça e muitos espirros.


Ela ataca mais em dias mais secos e frios, tendo, portanto, relação direta com a umidade relativa do ar. E o que fazer para aliviar os sintomas? Veja, logo abaixo, algumas dicas muito valiosas!


Dicas de como lidar com a rinite


1) Bichos de pelúcia: se estão desencadeando reações e ficar sem eles não é uma opção, a dica é congelá-los. Isso mesmo! Ao invés de lavar, coloque os bichinhos em um saco plástico e leve para o congelador por cerca de 4 horas. Depois, retire e bata o saco com a pelúcia ainda dentro para soltar o acúmulo de ácaros. O ideal é repetir esse ritual a cada 15 dias.


2) Higienização correta da roupa de cama: o melhor a ser feito é lavar as roupas de cama pelo menos uma vez por semana. Para secar, prefira o sol e depois use o ferro de passar para ajudar a eliminar microrganismos.


3) Abra as portas de gavetas, armários e guarda-roupas: fazer isso ajuda a eliminar a umidade desses locais, que podem abrigar grande quantidade de ácaros. Retirar as roupas de tempos em tempos para tomar um ar também ajuda bastante.


4) Evite livros, tapetes e cortinas no quarto: esses itens acumulam muitos microrganismos e podem motivar crises alérgicas de rinite.


5) Abra as janelas, diariamente: isso permite a troca de ar do ambiente, além de auxiliar no controle da umidade.


E aí, gostou das dicas? Envie essa matéria às pessoas que sofrem com a rinite e ajude-as a terem dias melhores



bottom of page