Benefícios da caminhada

Certamente você já ouviu falar que a caminhada é uma das atividades físicas mais indicada, sobretudo para quem está saindo do sedentarismo. Nesta matéria você irá conhecer alguns benefícios desse prática.




Benefícios para a saúde


Caminhar interfere positiva e diretamente no bem-estar do sistema cardiovascular. Ao fazer essa atividade, associada a outros hábitos saudáveis, diminuímos bastante os riscos de um infarto ou AVC, já que haverá perda de peso, redução de medidas e controle da pressão arterial e índices glicêmicos.


Os especialistas indicam a caminhada em áreas públicas, rodeadas pela natureza, como parques, por exemplo. O ar puro, associado à paisagem tranquila, também promove benefícios no sistema respiratório e na saúde mental.


A caminhada ainda oferece melhoras no sistema musculoesquelético, fortalece as articulações e é ideal para todas as idades, porque é uma prática de baixo impacto.



Qual o tempo certo para caminhar?


É importante reconhecer a própria capacidade, sobretudo para quem tem limitações físicas ou está sedentário há muito tempo. O essencial é começar. Caminhar por 5 minutos no primeiro dia é melhor que nada. Depois evolua para 10, 15, até atingir 30. E faça isso pelo menos 3x por semana. Com o tempo, seu corpo irá se acostumar à nova prática e você poderá até se arriscar a uma corridinha. Mas, atenção! Não force e, de preferência, oriente-se com um médico ou educador físico antes.