top of page

Ciência e pesquisa

Os cientistas e pesquisadores têm um papel de fundamental importância em nossa sociedade. É através dos seus estudos que vacinas são descobertas, novas doenças e tratamentos, além de métodos cada vez mais eficazes para lidar com problemas já existentes. Nesta matéria, trazemos dados e estatísticas, além de relatos sobre a realidade dos pesquisadores brasileiros.




A importância da ciência


Diante da pandemia do novo coronavírus, vimos como a ciência e a pesquisa são cruciais no mundo. Graças ao empenho de pessoas muito capacitadas, várias vacinas foram produzidas para combater a covid, em um curtíssimo espaço de tempo.


Naturalmente, isso foi possível porque pesquisas já estão em andamento o tempo todo, em várias partes do planeta, inclusive em nosso país. O trabalho do pesquisador e do cientista é indispensável, já que somente eles podem conseguir soluções rápidas para novos problemas.



A ciência no Brasil


Você sabia que entre os cientistas mais renomados do mundo, 19 são brasileiros? É uma grande notícia, sem dúvida, mas ainda um número muito aquém da capacidade que nosso país tem. A lista divulgada com os maiores nomes da ciência atualmente é feita pelo site Web of Science. Ela trouxe mais de 6 mil nomes, de 60 países. Ter 19 brasileiros citados, representa apenas 0,2% do total.


Em um país onde os investimentos na área de ciência, pesquisa e tecnologia não são tão consideráveis, é de se esperar que haja poucos representantes brasileiros nesse “hall da fama da ciência”. Porém, isso não tira o mérito desses homens e mulheres que se dedicam horas e horas todos os dias em busca de resultados e descobertas.


A vocês, pesquisadores, nosso reconhecimento e agradecimento! Vocês fazem muito por nosso país!




bottom of page