Como fazer para emagrecer

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A maioria dos pacientes com sobrepeso gostariam de emagrecer. E isso é uma necessidade mesmo, não por razões estéticas, mas pela saúde. Nesta matéria mostraremos a você que é possível perder peso, com pequenas mudanças de hábitos.




Mude e adquira novos hábitos


Primeira regra para emagrecer: não ter pressa. Pessoas que buscam uma perda de peso muito imediata e fazem dietas mirabolantes, até conseguem um resultado a curto prazo, mas logo readquirem os hábitos alimentares errados e voltam a ganhar peso – o famoso “efeito sanfona”. Quando a reeducação alimentar é feita com um propósito e a longo prazo, a possibilidade de se adquirir novos hábitos para o resto da vida é muito maior.


Procure ajuda profissional para começar. Um médico nutrólogo ou um profissional de nutrição podem te ajudar nessa etapa. Seu metabolismo (gasto calórico natural) será estudado para saber a quantidade ideal de ingestão de calorias. Também faça exames, para saber o teor de açúcar, colesterol e outras informações necessárias para nortear sua nova rotina alimentar.


Aprenda a fazer substituições: troque o refrigerante por água com gás ou suco natural. Troque o açúcar pelo adoçante. Troque alimentos fritos por grelhados ou preparados nas fritadeiras sem óleo. Essas pequenas atitudes já trarão benefícios enormes.



Atividade física


Ter um personal, ir à academia, praticar um esporte em grupo... tudo isso ajuda demais! Mas, para quem ainda não se sente pronto para essas práticas, comece com exercícios dentro de casa. Baixe aplicativos sobre isso, busque ajuda em vídeos na internet. Comece! Após você começar a se mexer, verá os hormônios do prazer, que são liberados durante a atividade física, fazendo uma mudança positiva em vários aspectos e te inspirando a continuar nessa nova fase.


É muito importante também descobrir o que você gosta, assim o esporte será mais um hobby. Caminhadas, corridas, pedal, luta, esportes com bola... tem muita opção!



Melhora de qualidade de vida


Em poucos meses você verá o peso reduzir, a disposição aumentar, a respiração melhorar, seu sistema imunológico se fortalecer. Os índices de glicemia, pressão arterial, colesterol também tendem a ficar mais regulares. A sua saúde terá uma melhora incrível! E você viverá com mais qualidade de vida.


E com o tempo, a regularidade dessas mudanças fará uma reprogramação em seu cérebro, que entenderá que agora você tem novos hábitos. Portanto, seguir essa vida mais saudável será bem mais fácil à medida que o tempo passa. Então, comece.