top of page

Dia do Livro Infantil

Celebrado em 18 de abril, a data tem como principal objetivo valorizar a leitura desde a primeira idade, possibilitando a meninos e meninas a descoberta de novos horizontes através da leitura ou da audição de histórias lidas pelos pais.


Sobre a data


Em 18 de abril é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao saudoso e talentosíssimo Monteiro Lobato, o precursor brasileiro da literatura infantil, que nasceu nesse dia, no ano de 1882. É dele a autoria de obras clássicas como o Pica-pau Amarelo, Reinações de Narizinho e O Saci.


A importância da leitura na infância


Ler para uma criança é muito importante, mesmo que ela seja ainda muito nova. Esse hábito ajuda a desenvolver a interação delas com o ambiente que as cerca, além de facilitar a compreensão do mundo. Deixar a criança se familiarizar com a leitura é uma forma também de lhe despertar a criatividade e outras habilidades, como a linguagem e o aumento do vocabulário.


Uma criança que cresce cercada de livros tende a ser mais estudiosa, a gostar de ler quando jovem e adulta, além de ter mais interesse pela cultura e conhecimento. Incentive a leitura de seu filho, isso é um grande ensinamento para ele.


Como usamos o livro infantil para enfrentar o câncer


Em um de nossos hospitais, o Hospital de Câncer, especializado em tratamentos oncológicos, temos um play center para alegrar os pequenos que têm que se submeter a esses tipos de cuidados. Além de jogos e brinquedos, temos vários livros infantis que ajudam as crianças a superar com mais alegria essa difícil jornada.


São histórias variadas, sempre muito coloridas e ilustradas, que distraem os pacientes infantis e os fazem passar o tempo com mais tranquilidade. Aos pais é também uma forma de entretenimento, já que geralmente são eles que leem para os filhos. Isso faz com que pais e filhos se aproximem ainda mais e compartilhe esse momento de uma forma bem mais amena.



bottom of page