top of page

Dor neuropática

Você sente ou conhece alguém que sinta dores associadas a choques e agulhadas? Entenda o que isso pode ser.



Entendendo esse tipo de dor


A dor neuropática ou neuropatia é uma dor crônica que atinge os nervos e é proveniente de alguma lesão ou disfunção. Pode desencadear sensações variadas, intensas ou não, e até incapacitantes.


Os principais sintomas da dor neuropática são: ardências, agulhadas, formigamentos, choques, diminuição da força e sensibilidade exagerada.


É uma dor que ainda pode estar presente 24 horas ou aparecer em alguns horários, posições específicas ou crises, a depender ainda do nível de acometimento dos nervos.


Quais são as causas


Elas podem ser variadas. Infecções por vírus, acidentes, cirurgias, diabetes, quimioterapia, alcoolismo e deficiência nutritiva.


Algumas doenças como hérnia de disco e esclerose múltipla também estão na lista dos causadores do problema.


Diagnóstico e tratamento


No geral, a identificação da dor neuropática se baseia por meio do relato do paciente sobre os seus sintomas, além de testes em consultório e exames para identificação da causa.


O tratamento é dificultoso. Ele inclui desde o uso de medicamentos específicos para o controle das dores, entre os quais antidepressivos, anticonvulsivos, analgésicos moderados, antivirais, além de exercícios de alongamento e fortalecimento, fisioterapia, injeções de anestésicos e, em casos, crônicos e limitantes, cirurgias.


ความคิดเห็น


bottom of page