Filtro solar no inverno

Não é porque o calor reduziu, que o uso do protetor solar deve ser descontinuado. Os raios ultravioletas continuam agressivos e sua pele necessita de proteção. Leia a matéria e entenda por que o uso do filtro solar é essencial também no inverno.




Calor x raio ultravioleta


As pessoas confundem muito esses dois termos. Não usamos filtro solar para proteger a pele do calor, mas sim de raios ultravioletas.


O maior problema são os buracos na camada de ozônio. Em tese, a radiação ultravioleta deveria ser apenas algo bom, pois ela faz parte da luz solar, sendo essencial para a preservação do calor e a existência da vida. Entretanto, sem a proteção da camada de ozônio, estamos mais expostos e isso pode causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até o câncer de pele. Daí, a necessidade de filtro solar.



Como usar


O protetor deve ser utilizado diariamente por qualquer pessoa, exposta ou não ao sol, em ambiente aberto ou fechado.


Em ambientes externos, que há a exposição direta ao sol, o protetor deve ser renovado a cada meia hora; e os horários compreendidos entre 10h e 16h devem ser evitados, porque os ráios estão ainda mais agressivos


Em ambientes fechados, luzes artificiais emitidas por lâmpadas e computadores também contêm radiação prejudicial e o filtro solar é indicado.


Se você estiver em local de recreação com água (piscina, praia, cachoeira), deve renovar o protetor sair da água e se secar.


Cuide-se e evite maiores problemas no futuro.