Ganho de peso repentino não é normal

De repente, sem mudanças na rotina, você ganha peso. Pode não ser nada, mas é preciso investigar essa situação, pois isso pode ser sintoma de algum problema de saúde. Entenda as causas do ganho de peso repentino.




Por que as pessoas engordam?


É natural pensar que iremos engordar após aumentar a ingestão de calorias. Isso acontece porque estamos ingerindo mais fontes de energia do que nosso metabolismo precisa, daí haverá um acúmulo de gordura. Quando paramos de fazer alguma atividade que promovia a queima calórica há um processo muito parecido também: reserva de gordura que não é queimada, fica acumulada.


Mas algumas outras causas podem motivar um ganho de peso. Distúrbios hormonais e problemas de saúde são algumas das causas possíveis e que merecem atenção.



Ganho de peso é sintoma de quê?


Conheça alguns dos fatores de saúde que interferem no ganho de peso ou que se manifestam através das alterações na balança.


- Tireoide: quando há uma disfunção nessa glândula nosso metabolismo fica mais lento. Isso, por si só, já seria motivo para o peso aumentar. Mas as alterações tireoidianas também levam ao inchaço e retenção de líquido. É preciso procurar um médico endocrinologista para o correto diagnóstico.


- Saúde mental: doenças como depressão e transtorno de ansiedade podem desencadear um aumento de peso, pois o paciente passa a hipercompensar uma falta que sente através de mudanças na rotina, como aumento na ingestão de comida. A compulsão alimentar pode ser sintoma e uma ajuda terapêutica ou psiquiátrica deve acontecer.


- Menopausa: essa fase da vida das mulheres pode, sim, gerar um aumento de peso, porque há muitas alterações hormonais, de metabolismo e na distribuição da gordura corporal. Converse com sua ginecologista sobre isso e a possibilidade de uma reposição hormonal.


- Insônia: dormir mal engorda. Isso acontece porque a ausência do sono altera o hormônio que controla a sensação de saciedade. Se dormimos menos, comemos mais. Mude seus hábitos, faça atividades físicas e busque ajuda para resolver esse problema.


- Insuficiência renal: também é possível que a falha nos rins cause inchaço e consequente aumento de peso. Somente com exames e avaliação médica será possível diagnosticar e tratar essa questão.


Gostou do conteúdo? Envie o link para alguém que passa ou passou por isso. Você poderá ajudar com o simples fato de espalhar a informação.