top of page

Gravidez e métodos contraceptivos

O nascimento de uma criança é um momento único na vida dos pais. Sempre muito aguardada, a criança vem ao mundo após um período de encantamento e preparação, que é a gravidez. Para quem ainda não sentiu que é chegada a hora engravidar, há alguns métodos para se evitar a concepção. Conheça alguns e entenda suas eficácias.




Qual o método contraceptivo mais eficaz?


Há vários métodos contraceptivos disponíveis e a sua indicação deve ser feita por um médico ginecologista ou obstetra, que irá considerar o quadro de saúde da mulher e orientá-la sobe a melhor e mais segura opção.


O Implanon NXT é o que menos apresenta falhas. Trata-se de um implante hormonal de etonogestrel, com 4cm de cumprimento, que apresenta efeito por até 3 anos, podendo ser retirado a qualquer momento. Sua aplicação é feita na região interna da parte superior do braço.


A taxa de falha desse implante, se usado corretamente, é de 5 para cada 10.000 casos. Ou seja, 0,0005%. É considerado o método mais eficaz. Outras formas também são indicadas e bem avaliadas: preservativo, DIU de cobre, DIU hormonal e laqueadura.


O NXT só é contraindicado para quem tem câncer de mama, predisposição para tromboses ou embolias, doenças no fígado, adolescentes, fumantes acima dos 35 anos, diabéticas diagnosticadas há mais de 20 anos, mulheres na menopausa ou que amamentam, hipertensas e pacientes com enxaqueca.


O método também pode gerar alguns desconfortos. Por isso, é fundamental que haja uma consulta e orientação médica, que avaliará o caso em específico e indicará ou não o implante.


bottom of page