top of page

Maio cinza

O Maio Cinza é uma campanha sobre conscientização quanto ao câncer no sistema nervoso central e serve como alerta para cuidados relacionados à prevenção da doença.




Sobre a doença


Esse tipo de câncer é caracterizado por um tumor maligno que se forma graças a um crescimento descontrolado de células no cérebro. E isso pode acontecer na forma primária da doença, quando a origem é no próprio cérebro; ou em forma de metástase, quando a doença surge em outro órgão do corpo e se espalha.


O câncer no sistema nervoso está entre os 10 tipos de cânceres mais letais, porque estão associados a cerca de 4% das mortes por neoplasias no mundo.



Diagnóstico precoce


Um diagnóstico precoce certamente fará a diferença no tratamento. Para que isso ocorra, é preciso ficar atento aos seguintes sintomas: convulsões, desmaios, tonturas, falta de equilíbrio, perda da visão, dores de cabeça, visão duplicada, gagueira ou perda da fala, dormência em pernas ou braços, confusão mental, esquecimentos, dificuldade ou incapacidade de engolir os alimentos, além de movimentos involuntários.


Esses sintomas variam de acordo com a localização do tumor (em casos metastáticos). E é muito comum também que sejam associados a outras doenças, por isso a busca por ajuda médica deve ser rápida e a avaliação de exames específicos não pode deixar de acontecer.



Tratamento


Para que falemos em tratamento, é preciso entender o tipo, tamanho e localização do tumor. Geralmente são necessários procedimentos já conhecidos, como cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia, sendo que a expectativa de cura, para tumores assim, passa necessariamente pela cirurgia.


Em casos avançados da doença, cuidados paliativos também podem ser indicados, para garantir uma qualidade de vida melhor ao paciente.



bottom of page