top of page

Mistérios do corpo humano

Além de ser uma máquina perfeita, o corpo humano ainda traz alguns segredos para a ciência. Recentemente, pesquisadores descobriram uma nova parte do corpo que até então era ignorada pela medicina. Entenda melhor o assunto e saiba a sua funcionalidade.




Músculos da mandíbula


Até alguns dias, acreditava-se que no masseter (músculo mais proeminente da mandíbula, localizado na parte lateral da boca) havia apenas duas camadas: uma superficial e outra mais profunda.


Porém, alguns pesquisadores, após se dedicarem a avaliar os músculos da bochecha, concluíram que além dessas duas camadas já conhecidas, há também uma terceira, ainda mais profunda, que até o momento não era mencionada por nenhum médico ou cirurgião-dentista.



Camada profunda e sua função


Os cientistas provaram que essa terceira camada tem uma função diferente das demais. Enquanto as duas primeiras agem de forma a elevar a mandíbula e evitar que ela vá para frente ou para trás. Essa terceira camada ajuda a retrair a mandíbula, fechá-la e estabilizá-la.


Para os especialistas, esse achado é de suma importância para cirurgiões e profissionais da odontologia, pois isso mostra que o masseter se comporta de maneira diferente do que se pensava até o momento.


bottom of page