top of page

O que o cansaço diz sobre a nossa saúde?

Você tem se sentido cansado com frequência? Entenda algumas condições que causam esse sintoma na matéria de hoje.



O que nos deixa cansados


Para quem tem se sentido indisposto com frequência ou acorda com a sensação de que a noite não foi suficiente para repousar, aqui vão algumas possibilidades que se relacionam com a saúde. Mas, atenção, essa matéria é apenas informativa. Todo diagnóstico deve ser dado por um médico após avaliação geral do quadro de saúde do paciente.


- Hipotireoidismo: condição na qual a glândula tireoide não produz hormônio em quantidade suficiente e que pode causar fadiga no paciente, que fica mais lento e indisposto. Mas, após o diagnóstico e a reposição hormonal, é possível voltar às tarefas cotidianas e se sentir bem novamente.


  • Síndrome da fadiga crônica: também chamada de encefalomielite miálgica, ocorre quando a sensação de apatia se prolonga há mais de seis meses com outros sintomas associados, como febre baixa, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares e insônia. Pode ser causada por anemia, depressão, fibromialgia, infecções agudas e síndromes autoimunes.


  • Síndrome da covid crônica: a covid é uma doença infecciosa aguda e o cansaço é um dos sintomas dela. Mas o quadro merece uma atenção minuciosa quando a canseira se prolongar. Também pode haver outras sensações associadas, como dores de cabeça e problemas de memória.


  • Infecções bacterianas ou virais: os quadros infecciosos causam fadiga no paciente, pois o organismo poupa energia para combater a doença. Portanto, se você está se sentindo cansado sem causa aparente, também deve cogitar essa hipótese e discuti-la com o seu médico de referência.


  • Estilo de vida: sim, o cansaço crônico pode ser reflexo da vida que o paciente leva. Má alimentação, poucas horas de sono e sedentarismo estão entre as principais causas. Além do mais, pessoas que têm esse tipo de vivência também estão mais propensas ao diabetes e à hipertensão, doenças que também podem provocar fadiga.


  • Estresse: acumular funções e estar sempre estressado, seja em casa ou no trabalho, compromete o equilíbrio emocional, gerando um cansaço físico e mental.


Como você tem se sentido? Há quanto tempo não faz uma consulta preventiva e exames? Talvez esteja na hora de procurar o seu médico e fazer uma avaliação geral de sua saúde.


Kommentare


bottom of page