O que causa a queda capilar?

A queda de cabelo não é só um incômodo estético. Ela também é um sintoma, e pode indicar que algo no organismo não está bem. Leia esta matéria e entenda por que o cabelo cai.




Cotidiano


Você está passando pela sala e, de repente, nota um chumaço de cabelo no chão. Se você tem algum animal de estimação, logo pensa que pode ser os pelos dele. Mas, aí, também percebe no boxe do banheiro. A constatação: são seus cabelos que começaram a cair.


A primeira reação é se olhar no espelho e passar as mãos na cabeça para ver se há mais fios se soltando. E aí bate aquela tristeza e angústia, porque você acha que ficará com calvície e não entende o porquê daquela queda capilar.


É preciso entender que, quando os cabelos começam a cair, há algo em seu organismo que está motivando isso. E precisa ser investigado.



Possíveis causas da queda de cabelo


A queda pode ser um sintoma de algumas doenças e condições. A principal delas é o excesso de estresse, tanto físico quanto mental. Se seu cabelo começou a cair, avalie como está sua rotina e se não precisa dar uma pausa.


Excesso de vitamina A e B também fazem o cabelo cair, assim como gravidez, alterações hormonais, medicamentos, anemia e hipotireoidismo.


Dito isso é fundamental buscar ajuda médica. Um clínico-geral ou dermatologista podem te auxiliar. Ele irá solicitar exames e avaliar sua saúde de forma geral, para sugerir um tratamento.


O importante mesmo é não ignorar os sinais que o seu corpo dá.