Vermes

Vermes são seres invertebrados que, por vezes, podem habitar o corpo humano e causar doenças perigosas. Nesta matéria, traremos algumas formas de identificar esses ataques e como combatê-los.




Hospedeiros indesejados


Os vermes são hospedeiros que se alojam no organismo através da ingestão de seus ovos ou larvas que podem estar presentes em carnes mal cozidas, água ou outros alimentos infectados, como hortaliças.


Outra forma de contágio se dá através do uso de roupas íntimas, de banho e cama contaminadas; penetração na pele que esteve em contato com larvas ou solo sujo de resquício de fezes e até por picadas de um mosquito específico, o culex.



Perigo constante – como combater


Os vermes podem se alojar em órgãos vitais, como cérebro, fígado, pele, pulmões e coração. Eles sobrevivem se apropriando dos nossos nutrientes e moléculas, nos levando a quadros de enfermidades. O objetivo deles é completar o seu ciclo de desenvolvimento, culminando em doenças como a esquistossomose e teníase.


A melhor forma de prevenir o problema é evitando a ingestão de carnes cruas ou malpassadas, sejam de boi ou porco. E higienizar bem as hortaliças ingeridas cruas. Lavar bem as mãos e manter as unhas limpas também é importante.


Além disso, perceber alguns sintomas pode ser fundamental para diagnosticar a e tratar os problemas que eles causam. Sintomas como dores de cabeça, crises convulsivas ou epilépticas, anemia, lesão pulmonar, inchaços abdominais e coceira retal podem ser sinais de verminoses.


Consultar-se com um médico e fazer os exames solicitados é a melhor forma de averiguar se há ou não vermes em seu organismo. E, após isso, seguir o tratamento prescrito.