top of page

A trombose

Caracterizada pela formação de coágulos que impedem o sangue de circular normalmente, é uma condição que pode causar complicações que levam à morte. Entenda melhor.



Aprendendo mais sobre a trombose


A trombose acontece quando um ou mais coágulos de sangue, chamados de trombos, se formam por dentro de veias e artérias, podendo causar inflamação da parede do vaso. O mais comum é que esses coágulos surjam nas pernas. Eles possuem uma estrutura sólida e, ao mesmo tempo, amolecida, facilitando que um pedaço se desprenda e “navegue” pelo corpo, podendo se instaurar nos pulmões, causando uma embolia pulmonar que pode levar à morte súbita.


A trombose pode ser assintomática. Ao contrário, produz os seguintes sintomas: dor, inchaço, aumento da temperatura no local, coloração escura e endurecimento da pele.


As principais causas para o surgimento da trombose são: imobilidade, terapia de reposição hormonal, uso de anticoncepcionais, tabagismo, varizes e algumas cirurgias. Há também alguns fatores de risco: genética, idade mais avançada, colesterol desregulado, obesidade e sedentarismo.


O tratamento deve ser indicado por um médico e pode ser à base de medicação anticoagulante, que age na tentativa de dissolver o coágulo.


As melhores recomendações para evitar o problema são: evitar o uso abusivo de bebidas alcoólicas, parar de fumar, visitar um médico com frequência, fazer atividade física regularmente, evitar ficar sentado por muito tempo e usar meias elásticas compressoras (indicado para quem tem varizes).




bottom of page