top of page

Ataque cardíaco silencioso

Os ataques do coração têm sintomas bem conhecidos do público em geral. Mas o que muita gente não sabe é que pode haver um infarto silencioso. Entenda mais sobre isso na matéria de hoje.



Entendendo o infarto


O infarto pode ser definido como a morte das células de uma região do músculo do coração. Isso acontece por causa da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa, provocando um ataque do coração.


Os dados são bem alarmantes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades.



Fatores de risco


Algumas predisposições favorecem o surgimento de problemas no coração. Pacientes com colesterol alto, fumantes, diabéticos, hipertensos, obesos, sedentários, pessoas com histórico familiar, depressão ou quadros agudos de estresse têm maior risco de ter infarto, por exemplo.


A melhor for de prevenir é, portanto, combatendo esses fatores citados. Abrir mão de um estilo de vida pouco saudável é a melhor saída, sem dúvida.



Ataque silencioso


O ataque cardíaco silencioso é aquele cujo paciente não passa mal subitamente, mas apresenta sintomas que não são tão ligados ao coração, como cansaço e falta de ar. E, para piorar, o paciente, pela correria do dia a dia, não dá tanta atenção a essas manifestações e, sem saber, está correndo risco de ter uma insuficiência cardíaca.


Os sintomas, ainda que menores ou menos intensos, são sinais de alerta. Eles podem vir acompanhados, ou não, de dor que começa no pescoço e irradia para o braço e dor no peito.


Mantenha uma rotina saudável e faça visitas regulares ao seu médico de referência. Faça revisões anuais e viva mais e melhor.




Коментарі


bottom of page