top of page

Chás podem aumentar a imunidade?

Crescemos ouvindo de nossos antepassados que o chá pode trazer benefícios à saúde, inclusive para a imunidade. Será verdade?



Chás e a imunidade


Sim, há alguns chás que podem contribuir para o fortalecimento de nossa imunidade, sobretudo durante as mudanças de temperatura quando os resfriados são mais comuns.


Mas não dá para ir tomando qualquer chá em qualquer hora. É preciso que haja orientação de um profissional de nutrição antes do consumo. Abaixo elencamos alguns ingredientes que podem fazer bem ao sistema imunológico.


- Gengibre: possui ação anti-inflamatória, é indicado para quem tem problemas digestivos e atua contra tosses persistentes.


- Açafrão: atua em favor do fígado e auxilia nas desintoxicações. Tem ação anti-inflamatória e pode ajudar a controlar os níveis de colesterol. Também melhora a função da retina e os resfriados persistentes.


- Canela: atua na proteção e melhora, regulando o metabolismo do colesterol e dos triglicerídeos. Ainda contribui para a disposição mental e desobstrução das vias respiratórias.


- Alho: age contra a hipertensão e resfriados mais intensos. Também serve para tratar a garganta inflamada.


- Hortelã: atua contra a gripe e contra mucosas nasais inflamadas. Possui cálcio e fósforos, dois componentes que são muito bons para a imunidade.


Mas, atenção! Jamais substitua uma consulta médica por um chazinho. Os chás atuam como reforços em um tratamento, que deve ser prescrito por um médico.


Commenti


bottom of page